Há uma interessante discussão sobre qual o público alvo durante o planejamento de qualquer negócio. Nos restaurantes, conhecer o perfil do cliente é a cereja do bolo no quesito sucesso e faturamento, pois neste caso tem-se o objetivo de reter os clientes através da fidelização de marca.
No livro Restaurantes Sustentáveis: Um futuro em comum, os nutricionistas e docentes Ana Maria Dianezi Gambardella e José Aurélio Claro Lopes, trazem um tema tão atual quanto o primeiro restaurante pensado para o atendimento de coletividades, haja vista que o ato de se alimentar deixou de ser apenas um requisito biológico para o homem. Como muito bem tratado no livro, com a crescente onda pela demanda da alimentação fora do lar os clientes passam a avaliar aspectos funcionais e humanos que trazem a percepção de qualidade.
Um dos atributos mais importantes que o serviço deve transmitir ao cliente é a confiança. Seja pelos aspectos de higiene e limpeza, seja pelas ofertas transmitidas no cardápio/menu.
Assim, os sentidos humanos perpassam para o atendimento 5 estrelas do restaurante. Audição, olfato, visão, tato e, claro, o paladar irão compor o perfil do cliente atrelado às formas de comunicação com que ele reage. Havendo uma abordagem neurolinguística para os três principais grupos de clientes: (Visuais, auditivos e cinestésicos)
Visuais: àqueles que são atentos às imagens, decorações, detalhes de mobiliário, organização das louças e linha do buffet;
Auditivos: são detalhistas com os textos e imagens, se importam com a qualidade das informações, o tema do restaurante, o som ambiente e a dicção dos garçons.
Cinestésicos: são clientes que se encantam as texturas, aromas, e sabores. São poucos exigentes com etiquetas, mas gostam de ser surpreendidos com um menu degustação ou prato do chef.
No livro Restaurantes Sustentáveis há um breve resumo a respeito dessa nova onda a qual o empreendimentos estarão passando, vale a pena a leitura e manter o livro na cabeceira para os profissionais do ramo.
Para realizar a leitura completa da obra, basta clicar no link ao lado para adiquiri o livro Restaurantes Sustentáveis
Restaurantes Sustentáveis - Um Futuro em Comum tem por proposta discutir os mais recentes conceitos de planejamento e instalação das diferentes áreas de um restaurante. É dirigido aos profissionais de Nutrição e Arquitetura, entre outros, concebido aos que atuam no atendimento, bem como no perfil do consumidor, suas expectativas e tendências, com o foco em sustentabilidade, forma e ambientação das áreas - tudo em busca dessa excelência. É livro, pois, inédito, pela modernidade do seu conteúdo. Restaurantes Sustentáveis - Um Futuro em Comum apresenta 2 Autores, 8 capítulos, 1 anexo, num total de 92 páginas. Seu público leitor está constituído por todos aqueles interessados na criação dos seus próprios restaurantes, ou dos que já os têm e desejam modernizá-los.
Comentários
Postar um comentário